8 dicas para evitar lesões na academia

8 dicas para evitar lesoes na academia

Nós da Monster Suplementos sabemos como é ruim quando uma lesão acontece durante o treino. Além da dor, esse tipo de problema impossibilita continuar a rotina de treino, atrasa o cronograma para campeonatos, entre outros pontos.

As entorses e tensões musculares estão entre as lesões mais comuns na academia. Elas representam 46% dos casos, dos quais 90% estão relacionados com exercícios de pesos livres.

Como não há como prever e estamos sempre expostos as lesões, a melhor forma de evita-las é tomando certos cuidados na academia. Cuidados que muitas vezes são bem simples, mas eles podem garantir que seus treinos gerem melhores resultados.

1 – Mantenha o Foco

Muitas pessoas treinam de forma completamente desligadas do que estão fazendo. Prestando a atenção em outras pessoas, no celular, televisão, música,… mas não focam em seus movimentos e no aparelho que está usando.

Aparelhos como esteiras, elípticos e simuladores de escada, são ainda mais perigosos, pois muitas vezes o atleta se concentra na leitura de um livro, conversa com colegas ou assiste televisão.

Foco no treino!

2 – Certifique-se de que está fazendo certo

O que mais vemos nas academias são pessoas fazendo exercícios completamente errados. Mas e você? Está fazendo correto?

É sempre bom se perguntar isso e ter certeza de que está fazendo corretamente o exercício, além de evitar lesões você estará alcançado seus resultados em menos tempo. Então, peça sempre ajuda a instrutores, personal trainers e outros profissionais.

3 – Treino em dupla

Seguindo mais ou menos a dica anterior, que muitas pessoas optam em fazer um treino em dupla. Um parceiro de treino pode te ajudar no decorrer do levantamento de peso, seja para corrigir uma posição que esteja equivocada ou para te ajudar a colocar a barra de peso no lugar, caso você tenha dificuldades em executar o exercício.
Além disso, pode evitar que você derrube os equipamentos e impedir que você se machuque.

Monster Suplementos

4 – Alongamento e aquecimento adequado

Não fazer um bom alongamento e aquecimento antes do treino, coloca os músculos do seu corpo em risco de sofrerem com tensões. Sendo assim, não vá com muita sede ao pote e dedique o tempo necessário ao seu aquecimento.

Faça uma série dinâmica de alongamentos para abrir as articulações, melhorar a flexibilidade e aquecer o corpo. Além de ajudar a evitar as lesões, ainda vai proporcionar um treino mais efetivo.

7. Escolha seus exercícios com sabedoria

Uma vez que você já se machucou em determinado local do corpo, as chances de que uma nova lesão aconteça nessa mesma região são maiores. Por isso, na hora de escolher a sua série, seja esperto e não force essas áreas.
Se o seu problema está nos ombros, passe longe de exercícios que exijam esforço dessa região como o supino (bench press), por exemplo. Já se a sua lesão anterior foi na região lombar e você ainda sofre com dores nessa região, evite os agachamento de costas.
Converse com o seu treinador sobre essas questões antes de montar uma série e verifique junto com ele quais exercícios são melhores para o seu caso e quais devem ser evitados para não agravar o seu problema.

8. Suplementação Alimentar

Muitas pessoas buscam uma ajuda suplementos que favoreça o emagrecimento ou aumento a quantidade de proteína na alimentação, mas esquecem que há várias opções de Suplementos que evitam a fadiga e favorecem a recuperação muscular.

A Glutamina, o BCAA, Glucosamina, DHEA, Join Protect, Multivitamínicos, Melatonina,… são todos suplementos que podem ajudar de alguma forma na recuperação pós treino. Vale a pena pesquisar um pouco mais detalhadamente sobre cada um deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *