Obesidade – Cuidados e dicas de treino para quem está acima do peso!

Obesidade Cuidados e dicas de treino para obesos

Hoje, dia 10 de Setembro de 2015, para quem não sabe é o Dia do Gordo. Enquanto algumas pessoas na internet falam em formas de comemorar esta data, nós da Monster Suplementos achamos mais importante alertar nossos leitores e clientes sobre os riscos da obesidade e é claro apresentar algumas dicas de musculação para quem está bem acima do peso ideal.

Lipo 6 Black Ultra ConcentradoRiscos da Obesidade

É importante ressaltar que as consequências da obesidade são graves e incluem complicações muito sérias. Além de contribuir também para alguns distúrbios psicológicos como baixa autoestima e, consequências sociais como isolamento social, por exemplo.

Entenda um pouco mais sobre como a obesidade pode causar ou agravar diversas doenças:

  • Problemas respiratórios: A grande quantidade de gordura presente no organismo pode causar dificuldades na respiração, deixando a pessoa cansada facilmente, além de outros problemas como apneia de sono;
  • Doenças cardiovasculares: a gordura acumulada nas artérias pode levar ao aparecimento de hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e até ao ataque cardíaco. Além de contribuir para o aumento dos triglicerídeos e do colesterol e para o agravamento ou desenvolvimento de varizes;
  • Complicações no aparelho urinário e reprodutor: no homem obeso é comum o surgimento de incontinência urinária de esforço e infertilidade; E a mulher obesa pode ter amenorréia, que é a ausência da menstruação, produção excessiva de pelos no queixo, costas e barriga e até mau funcionamento dos rins.
  • Complicações metabólicas: o excesso de peso contribui para um maior risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 e gota;
  • Surgimento de câncer: a má alimentação leva ao aumento do risco de desenvolver, no homem, câncer colo-retal e câncer da próstata e, na mulher, câncer de mama, do endométrio, do ovário e das vias biliares.
  • Desgaste dos ossos e articulações: o excesso de peso pode levar ao desgaste precoce das articulações da coluna, dos joelhos e tornozelos, havendo maior risco de desenvolver hérnias e maior chance de quedas e fraturas;

É muito grande a quantidade de problemas de saúde que uma pessoa obesa está propícia a adquirir.

Os tratamentos para a obesidade devem ser orientados por um nutricionista e tem por base uma mudança no estilo alimentar. Em alguns casos específicos é necessário se recorrer a remédios ou cirurgias para emagrecer.

Outra alternativa é previnir. Nós temos que ter o hábito de ir ao nutricionista sempre para ver como está nossa alimentação. Não apenas quando está acima do peso.

Treinos para quem está com Sobrepeso ou Obeso

Segundo um artigo publicado por Ciro Romélio Rodriguez, chamado “O exercício físico no controle do sobrepeso corporal e da obesidade.” em 2002.

A estratégia mais adequada para a prescrição de exercícios físicos requer o conhecimento dos efeitos da duração, intensidade, massa muscular envolvida, além da composição corporal e do gasto energético provocado por estes exercícios que estão sendo propostos. Ainda é muito importante salientar a associação de exercícios com dieta adequadamente orientada, para que ocorra um déficit calórico”.

Como mostrado acima, as características físicas da pessoa e até mesmo sua dieta estão totalmente correlacionada aos exercícios que devem fazer.

Em outras palavras, cada pessoa precisar de uma série de exercícios específicas para o seu corpo. Principalmente quem está acima do peso ideal.

treino para obesosPessoas com sobrepeso

Diferente das pessoas em obesidade, pessoas com sobrepeso geralmente não possuem maiores problemas em praticar exercícios aeróbicos, mesmo que este estado, em menor proporção, possa causar uma sobrecarga articular em atividades de impacto.

Assim, exercícios aeróbicos depois da musculação podem ser bem vindos no auxílio a perda de peso, visto que eles também intensificam a queima calórica durante o pós treino.

É importante o acompanhamento médico, principalmente caso note o aparecimento de dores nas articulações

Alternar os dias de treinamento aeróbico com o treino de força também produz excelentes resultados para a perda de gordura.

Por fim, para pessoas com sobrepeso é importante observar se o seu instrutor físico está lhe passando uma rotina de treino específica para você. E não a mesma rotina que outras pessoas estão executando.

Riscos da ObesidadeTreinamento físico para obesos

A prática de atividade física para uma pessoa obesa é muito importante, porém ao mesmo tempo exige muitos cuidados. Principalmente com relação a intensidade do treino e proteção das articulações, tendões, … Por esse motivo já podemos adiantar que exercícios com uma amplitude articular muito ampla, como o agachamento profundo ou o leg press devem ser evitados, pois esta pessoa já tem uma sobrecarga natural em suas articulações.

Deixamos bem claro também que sem uma reeducação alimentar bem rígida todo o esforço físico será desnecessário.

Como a obesidade está relacionada ao sedentarismo. O início do treinamento deve se investir no desenvolvimento da força máxima e da resistência muscular, para assim criar uma base reforçada e preparada para o desenvolvimento físico, além de melhorarem o metabolismo basal.

O treino deve ter um foco integral, exercitando-se todos os grandes grupos musculares de forma igual. Não sendo recomendado exercícios de alto impacto. Investir em atividades físicas que não forçam o corpo é muito indicado, como Hidroginástica por exemplo.

E por ultimo, dê muita atenção ao sedentarismo. Este é o fator que mais agrava a obesidade. Procure mudar sua rotina e fazer todas aquelas sugestões que já são cliches mas que poucos dão importância: Use escadas, vá a pé em locais próximos de casa, esqueça do controle remoto, menos computador, celular, televisão, vídeo game e mais atividades ao ar livre.

Suplementação Alimentar

Existem muitos suplementos alimentares que são boas opções para auxiliar no processo de emagrecimento e a maioria deles sem nenhum contra-indicação.

Termogênicos

Mas é necessário uma observação especial com relação aos termogênicos e emagrecedores que atuam diretamente no metabolismo. Visto que algumas pessoas que possuem hipertensão e diabetes só devem utilizar esses suplementos com indicação de um profissional.

Aminoácidos

Outra dica interessante são os Aminoácidos. Alguns suplementos alimentares como o BCAA, Glutamina e Joint Protect, atua na proteção do corpo e recuperação muscular.

Esses aminoácidos não possuem contra indicações, não engordam e nem afetam a sua dieta. E podem ajudar muito na diminuição das fadigas pós treinamento, dores musculares, entre outros benefícios.

Monster Suplementos

Conclusão

Cada caso deve receber uma atenção e abordagem específica. Mas uma coisa é certo para todos os casos. A Obesidade trás muitos danos a saúde e diminui sua qualidade e tempo de vida.
A Monster Suplementos se preocupa com a saúde de nossos leitores e clientes, por isso, aproveite este dia para pensar um pouco na sua saúde.

Referências:

SANTARÉM, J.M.Treinamento de força e potência. O exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspectos especiais e preventivos. São Paulo. Phorte, 2003, p. 275.

Rodriguez, Ciro Romélio. O exercício físico no controle do sobrepeso corporal e da obesidade. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital – Buenos Aires – Ano 8 – N° 52 Setembro de 2002.

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