Os suplementos podem ser consumidos por quem não é atleta?

Sim!! Descubra agora como usar suplementos alimentares para ser mais saudável

O alimento é a fonte principal do fornecimento de energia e nutrientes para um corpo saudável, condição primordial para que se obtenha bom desempenho físico.  Contudo, nem sempre, somente a alimentação possibilita o atingir os níveis necessários de substâncias fundamentais que o organismo exige.

Isso decorre da vida agitada, do tempo exíguo que o indivíduo tem para fazer suas refeições nos intervalos de trabalho, habitualmente fora de casa, além do cardápio inadequado, que no mais das vezes visa ao paladar e não à saúde.

Deve ser levado em conta, ainda, a diversidade de alimentos da região, as preferências, as tolerâncias, as aversões e os aspectos socioeconômicos e culturais do indivíduo .Independente da classe social e a despeito de possuírem recursos suficientes para o consumo de uma dieta balanceada, a falta de informações confiáveis em relação à nutrição pode levar à manutenção de hábitos alimentares equivocados.

Por isso a suplementação alimentar é importante como coadjuvante não somente para atletas e/ou para quem pratica atividade física regular, mas para todo aquele que seja saudável e busque o aperfeiçoamento e manutenção dessa condição.

Suplementos alimentares são produtos cuja composição se destina a complementar a alimentação normal em casos de ingestão insuficiente de vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos (como o ômega-3) entre outros.

Os ácidos graxos ômega-3 são excelentes para a melhora do sistema imunológico, previne doenças cardiovasculares, garante o bom funcionamento do cérebro e ainda auxilia na performance durante atividades físicas, elevando a potência aeróbica e a força muscular. Os peixes de águas frias, como salmão, e a semente de linhaça são as melhores fontes da substância, mas ela também é encontrada em cápsulas.

Multivitamínicos são indicados para prevenir a deficiência de algumas vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A suplementação de vitamina B6, aliada a um cardápio adequado, ajuda a manter a saúde e o equilíbrio interno e é muito importante no combate à depressão, já que essa substância trabalha na formação da serotonina, hormônio do bem-estar e do humor.

A falta de vitamina B12 compromete a capacidade de concentração e a memória, também o coração, gerando palpitações cardíacas, além de piorar quadros de depressão e ansiedade, visto que ela age diretamente no humor.

O cálcio também não pode faltar na dieta. O mineral é muito importante para a saúde dos ossos, dos dentes, em contrações musculares e para a coagulação sanguínea. A deficiência dele pode, inclusive, causar osteoporose.

Não adianta ingerir os alimentos ricos em cálcio se o corpo estiver com deficiência de vitamina D, substância essencial para que o organismo absorva o mineral.

O Zinco é um mineral com papel fundamental no bom funcionamento do organismo, atua no funcionamento do sistema imunológico e reprodutor, no metabolismo das proteínas e carboidratos.

Outro mineral essencial para uma boa saúde é o ferro. Ele trabalha na formação da hemoglobina e sua deficiência pode gerar até anemia. Para ser mais bem absorvido, combine uma alimentação rica em ferro e vitamina C.

O Colágeno Hidrolisado é um suplemento alimentar obtido a partir de ossos e de cartilagens de origem bovina, podendo ser utilizado para promover a produção de colágeno pelo nosso corpo. O colágeno auxilia na melhora da qualidade de pele, unhas e cabelos, auxilia no fortalecimento de articulações e coadjuvante em tratamentos de osteoporose.

A vitamina D tem como principal função auxiliar a absorção do cálcio pelos ossos, regulando o metabolismo ósseo e as quantidades adequadas de Cálcio e fósforo circulantes no sangue. Também fortalece o sistema imunológico, desempenha importante papel na saúde vascular e previne o envelhecimento precoce.

Maca Peruana é um suplemento que melhora libido tanto em homens quanto em mulheres. Aprimora também os níveis de testosterona sanguíneos e com isso aumenta disposição para o dia-a-dia e para realização de atividades físicas, encontrada pura ou com o Tribulus Terrestris.

BCAA é um suplemento composto pelos aminoácidos leucina, isoleucina e valina, que estão presentes em 19% das nossas proteínas musculares. Como os BCAAs são metabolizados nos músculos, e não no fígado, eles podem fornecer energia para as atividades do dia a dia.

A suplementação também é indicada para casos específicos como, por exemplo nos portadores de diabetes, em gestantes e nutrizes, idosos, etc.

A alimentação de pacientes diabéticos contém restrições que podem levar à desnutrição. Quando o paciente diabético não consegue atingir os níveis necessários de nutrientes em sua dieta entram os suplementos alimentares, desenvolvidos especialmente com o objetivo da manutenção ou na recuperação do estado nutricional de pacientes que precisam de controle glicêmico. Esses suplementos podem diminuir a necessidade de insulina e a variedade glicêmica, além de trazerem a sensação de saciedade, controlar o peso e fornecer todos os nutrientes e energia necessária para uma vida mais saudável.

Na terceira idade o corpo humano já não reage da mesma maneira que em outras épocas da vida. Nesta fase, geralmente há maior deficiência de vitaminas, proteínas e minerais além de perda de apetite, dificuldades de mastigação, perda de massa muscular e outros problemas que podem agravar o estado de saúde ou prejudicar a qualidade de vida.

Dependendo da fase da gestação, os principais suplementos de minerais e vitamina para gestante são:

  • Primeiro trimestre: ácido fólico e ômega 3;
  • Segundo trimestre: vitamina C, magnésio, vitamina B6 e ferro;
  • Terceiro trimestre:  Cálcio.

Para cuidar de sua alimentação e, se necessária, da suplementação, procure um nutricionista especialista na área de exercício físico e esporte. Já para a prescrição de atividade física, busque um professor de educação física. Pelo menos o resultado tem tudo para ser duradouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *