Por que ter um bom fornecedor é importante para o sucesso da loja de suplementos?


Por que ter um bom fornecedor é importante para o sucesso da loja de suplementos?

O sucesso de uma empresa depende do alinhamento de todas as partes envolvidas no negócio e na rotina do empreendimento.

Para isso é importante a gestão de fornecedores, responsável pelo bom funcionamento dos stakeholders, que podem ser definidos como pessoas-chave, que podem influenciar no sucesso de uma iniciativa em diversos aspectos, até mesmo com o cronograma de projeto; há stakeholders internos e externos, dentre eles os fornecedores.

É uma parceria que precisa funcionar com precisão suíça e boa relação custo x benefício. Essa atenção no gerenciamento adequado de bons fornecedores resulta na obtenção dos melhores produtos e serviços e via de consequência, facilita sejam alcançados os objetivos operacionais.

Ao realizar uma boa gestão de fornecedores será possível fazer uso dos recursos de maneira que sejam aumentados os lucros, ao mesmo tempo em que melhora a sua eficiência da empresa.

Outrora, essa atividade era desprestigiada e não ocupava lugar de destaque na administração   nas empresas. Atualmente, uma boa gestão de fornecedores representa uma parte estratégica dos negócios, impactando diretamente na produção, na qualidade/quantidade e no preço dos produtos.

Alguns fatores, ao longo dos anos, adicionaram o gerenciamento das relações entre as empresas e seus fornecedores, como parte indispensável à administração do empreendimento, além da gerência dos fluxos de informações, de finanças e de serviços. O resultado dessas práticas pode agregar valor ao produto, facilitar a importação de produtos importados, estimular a competitividade de preços e controlar o tempo médio de novas compras por parte dos clientes.

O mercado de suplementos alimentares é competitivo, portanto, é necessária uma boa escolha do fornecedor, acompanhando tudo, desde o início, com o objetivo de obter as melhores condições de fornecimento, prazo e entregas.

Assim, para melhorar a gestão de fornecedores, é essencial que você priorize seu planejamento, garantindo boas negociações com todos os responsáveis por abastecer sua loja com os mais variados produtos.

Além disso, é preciso delimitar quais serão os fornecedores selecionados, quantos serão, quais serão os fornecedores diretos e quais os indiretos (que fornecem para os diretos) e quais o de origem internacional.

A escolha deve ser feita considerando os objetivos estabelecidos e a forma de trabalho, certificando-se, também, de que as necessidades da empresa serão plenamente atendidas.

Seguem algumas informações úteis de como fazer adequadamente a gestão de fornecedores.

De início, fixe quais são os objetivos da empresa e quais são as metas organizacionais, lembrando que devem ser passíveis de realização e, uma vez definidas, com o planejamento pronto, busque os melhores benefícios.

O segundo passo e a organização do processo que viabilize o planejamento, que deverá envolver desde a seleção de empregados até a os suprimentos que serão adquiridos.

A seguir, construa um bom relacionamento com os fornecedores, trabalhando em parceria, baseando as negociações em um resultado vantajoso para ambos os envolvidos. Esse comportamento facilitará a obtenção de melhores itens com preço competitivo em comparação com a concorrência.

Gerenciar significará analisar e avaliar os fornecedores de maneira constante, possibilitando a maximização da dos lucros e minimização dos custos operacionais.

O prazo de entrega, por sua vez, deve suprir as suas necessidades (e de seus consumidores) quanto a demanda pelos produtos, lembrando que sua loja deve conter produtos a disposição dos consumidores a todo momento.

Outro passo é não se ater apenas na escolha daquele fornecedor que oferece o preço mais baixo, porque esse pode não ser o fator principal, mas, considere aquele que fornece o melhor serviço ou melhores prazos de entrega. A reputação da loja pode ser comprometida e refletir negativamente junto ao consumidor, se o fornecedor não garante a qualidade da procedência do suplemento. O preço ofertado pelo fornecedor deve ser acessível e estar dentro da sua média de preços. Mas cuidado com preços muito baixos, pois podem advir de falsificação e ensejar o comprometimento da qualidade.

Uma negociação proveitosa deve ser consensual, para satisfazer igualmente ambos os lados, resultando de um relacionamento harmônico e de parceria mútua. Portanto, quando for negociar, procure por alternativas que sejam boas para o fornecedor e o lojista.

Prosseguir, respeitando a parceria e compartilhando qualquer informação crítica, para garantia de uma relação de confiança, confidencialidade e segurança e de atendimento do que foi acordado entre os contratantes. É lógico que alguns incidentes são toleráveis, desde que não frequentes para que não atrapalhe o funcionamento da empresa compradora. Recomenda-se, então, que tudo esteja claro, evitando prejuízos a ambos.

É aconselhável que o empreendedor tenha mais de uma opção para negociar, de modo que exista mais de uma possibilidade envolvendo outro fornecedor, o que é fundamental para garantir que não faltem produtos nas prateleiras, essencial para fidelizar o cliente.

A construção de relacionamentos duradouros é fator preponderante para o sucesso da gestão de fornecedores, beneficiando a negociação, que se torna vantajosa para ambos os lados, criando ligações de confiança, mais confortáveis, que concorrem para consenso.

Procure informações relevantes sobre seu fornecedor e os concorrentes dele. A falta de pesquisa sobre as características do fornecedor, poderá importar em decisões equivocadas que podem ser evitadas para preservação do seu negócio.

Sua loja de suplementos precisa que a gestão de fornecedores, estoque e compras, necessariamente, andem juntos para o bem do negócio.

A gestão de estoque indicará a demanda de produtos e isso facilita a negociação com os fornecedores na hora de fazer novas compras.

A gestão de compras, com apoio na gestão do estoque, poderá identificar as necessidades com relação ao preço, qualidade e quantidade, facilitando o relacionamento com os fornecedores.

Portanto, é indiscutível que o sucesso da sua loja de suplementos está integralmente dependente de um fornecedor confiável, que atenda às necessidades do empreendedor no tempo e forma ajustados.

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